terça-feira, 21 de abril de 2009

Projeto adote um canteiro.











O projeto adote um canteiro é um projeto que esta sendo realizado na Escola Municipal Prof. Domingos Pimentel de Ulhôa, na cidade de Uberlândia Mg. A iniciativa do projeto partiu de uma das supervisoras da escola; Carmen José Pacheco de Oliveira. Leia o depoimento que ela deu sobre o projeto:
Em 2008 sugeri às professoras do quinto ano dois projetos: Adoção dos canteiros e projeto ecológico.
Quando comentei com a professora Cirene, ela foi logo optando pela adoção do canteiro. Nós desejavámos humanizar a escola e formar sujeitos ecológicos. Conversamos com a turma e os alunos demonstraram empolgação. A professora Cirene convidou a professora Gleidimar. Pensamos o que iriamos plantar naquele espaço e observamos quais as horas que o canteiro recebia luz solar. Pesquisei sobre os preços das plantas que comporiam o canteiro. Enviamos bilhetes ao pais solicitando uma contribuição, voluntária, para ajudar cobrir o orçamento. Ao todo foi arrecado dessa turma de alunos, mais ou menos duzentos reais, na época.
A professora Cirene, a professora Gleidimar e eu completamos o restante para realizarmos nosso ideal.
O esposo da professora Cirene veio algumas vezes para ajudar na formação dos canteiros e fazer as podas das mudas, do pingo de ouro que permaneceu no canteiro. Depois meu esposo também veio para fazer as covas e ajudar na adubação. Fizemos uma parceria para preparar o solo para que os alunos pudessem plantar. Foi uma festa. Um prazer indescritível. Os alunos se envolveram tanto, e todos os dias faziam um rodízio para cuidar do jardim.
No incío os cuidados eram intensos, pois as mudas foram plantadas em uma época de muito sol. E era um desejo muito grande e responsabilidade tamanha de preservar aquele ambiente, que dedicamos amor, tempo e compromisso.
Ufa! No aniversário de quinze anos da escola nosso canteiro ficou pronto, gastamos vinte dias no preparo e plantio de mudas.
Hoje olho para o canteiro e percebo a beleza desse espaço que construímos e tenho certeza que plantamos com amor. Supervisora Carmen Pacheco.
A foto acima é da supervisora Carmen nos primeiros dias de formação dos canteiros, professoras, alunos e os amigos da escola.

Nenhum comentário:

Postar um comentário