terça-feira, 21 de abril de 2009

Professora Cirene- Depoimento



Em entrevista ao nosso blog a professora Cirene, uma das pioneiras do projeto, deu o seguinte depoimento:
O projeto Adotando um canteiro na Escola teve inicio no ano de 2008. Ele teve como objetivo conscientizar e levar os alunos a participarem da tentativa de recuperar pelo menos uma pequena parcela do nosso meio ambiente, que tem sido motivo de tanta preocupação de todos os povos.
Para que esse objetivo fosse alcançado, foi preciso "vestir a camisa", contar com a ajuda dos pais e alunos, "amigos da escola" que são os nossos esposos que nos ajudaram muito. Os trabalhos mais pesados os "amigos da escola" faziam, como; a capina, a poda, e outros.Os trabalhos mais leves eram os alunos que colocava a " mão na massa", como:carregar, juntar os lixos, plantar as mudas, molhar o jardim todos os dias, essa parte era e ainda é ainda hoje o mais prazeroso para os alunos.
Os pais e alunos foram nossos parceiros na hora de comprar os materiais gastos na formação dos canteiros: mudas, adubos, estercos, placas e a manutenção dos mesmos.
Tivemos recompensas maravilhosas ao presenciarmos o entusiamos, alegria e disposição com que o projeto foi desenvolvido pelos alunosdas quartas séries.Desenvolveram trabalhos de pesquisa, produção de textos, gibis, poesias, matemática, ciências, geometria, artes.
Valeu a pena a intervenção pedagógica.
O jardim passou a ser o cartão de "visita" da Escola M. P. Domingos P. Ulhôa.Todas as pessoas que amam a natureza, passam ali, admiram o jardim, pegam a mangueira, molham as plantas, quem está estressado vai pra lá regar as plantas e sentir o frescor daquele lugar.
Agradeço a Deus, primeiramente, e aos alunos porque o entusiasmodeles nos ajudaram a vencer os obstáculos na realização deste projeto, do qual eles aprenderam e continuam a aprender muito; o quanto é valioso viver num lugar limpo e cuidado.
E não parou por aí, eles estão em outra série este ano( nosexto ano) e continuam cuidando e aprendendo com o jardim (como ferramenta pedagógica e ecilógica), orientadoa pela professora Lia Fernandes( na segunda etapa do projeto). Etem todo o meu apoio no que precisarem podem contar comigo.Professora Cirene.

Um comentário: