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Sou Williani Fernandes ( Conhecida como Professora Lia Fernandes ). O meu Blog fala sobre minhas experiências pessoais , profissionais,cristãs. E acima de tudo a minha relação de amor com o Deus Vivo e Todo Poderoso. Compartilho algumas das meditações bíblicas que o Deus vivo fala ao meu coração .
domingo, 31 de março de 2013
terça-feira, 26 de março de 2013
segunda-feira, 25 de março de 2013
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quarta-feira, 20 de março de 2013
terça-feira, 19 de março de 2013
segunda-feira, 18 de março de 2013
Vivendo com muita dignidade !
Educação sustentável
Análise do texto Tecnologia Educativa e Currículo: caminhos que se cruzam ou se bifur-cam?
Lia Fernandes
É inquestionável a importância da tecnologia na vida cotidiana, conseqüentemente a sua inserção no contexto educacional foi inevitável. Atualmente é imprescindível incluir a tecnologia no currículo escolar. De acordo com Saviani a escola tem que estar preparada para acompanhar o progresso: “A escola esta ligada a este processo, como agência educativa ligada às necessi-dades do progresso, as necessidades de hábitos civilizados, que correspondem à vida nas ci-dades. E a isto também está ligado o papel político da educação escolar enquanto formação para a cidadania formação do cidadão. (Saviani, 1996: p-157).” A princípio a Tecnologia Educativa estava restrita a utilização de meios e recursos tecnológicos áudios-visuais nas atividades de instrução e treinamento, ela é contemporânea da instrução programada, onde o aluno fornecia respostas esperadas, ambos influenciados pelo “behaviorismo”. A partir de 1970 ela sofre uma grande mudança para atender aos apelos de uma civilização visual e auditiva. Atualmente a tendência da Tecnologia Educativa é mais cognitivista. O foco não está mais no modo de utilizar as tecnologias, mas está nos seus aspectos mais importantes e como integrá-los no programa curricular para o desenvolvimento educacional. No processo de cognição o que vale aqui não é a resolução de problemas previamente colocados, mas entrar na espessura do problema e problematizar-se com ele. Neste sentido aprender é, antes de qualquer coisa, constituir um problema e formar com ele um campo problemático. (cf. Kastrup, 1997). Mas a Tecnologia Educativa não deve se apoiar só no modelo cognitivista. Os principais focos e as principais transformações que a tecnologia educativa e currículo certamen-te terão de enfrentar é; na organização e estruturação dos ambientes de aprendizagem, no papel mais ativo do aluno e no desenvolvimento e gestão do currículo. A Tecnologia Educativa precisa de um Desenvolvimento Curricular adequado às demandas da sociedade, abrangendo os desafios atuais de ordens sociais, culturais, políticas, econômicas, ambientais, etc. Artigo 26 da LDB em relação à organização curricular: “base nacional comum, a ser complemen-tada, em cada sistema de ensino e por parte diversificada que atenda as especificidades regionais e locais da sociedade, da cultura, da economia e do próprio aluno, integração e articulação dos conhecimentos em processos permanentes de interdisciplinaridade e contextualização.” Logo o currículo deve ser organizado e construído a partir dos problemas e preocupações de interesse e realidade da comunidade escolar, diferenciando dos currículos acadêmicos e fragmenta-dos por disciplinas, sendo assim, o aluno torna-se o ser ativo do processo ensino-aprendizagem. O mais importante papel de um currículo é o da produção de identidades pessoais. Em síntese, ainda temos uma educação de imprensa no mundo audiovisual. Nesse mundo globali-zado a educação é um grande recurso para uma estruturação mundial. A educação e a formação para a utilização educacional das TICs é elemento decisivo no desenvol-vimento e inovação do currículo (Área, 1996), na reorganização dos processos de aprendizagens e na modificação global do modelo de ensino (Pacheco, 2001). Se a teoria curricular tem uma palavra a dar, já que se trata do currículo escolar, do mesmo modo a Tecnologia Educativa tem muito a dizer, porque as tecnologias no processo educativo são os seus cartões de identidade (Valer Rueda, 2001: 263). “O currículo é um processo porque se trata apenas de uma proposta, e é uma práxis, porque o conhecimento é um processo construtivo.” (Custeles, 200: 78). A concepção do currículo como hipertexto (Landow, 1992; Pacheco, 2001; Martins, 2001) é talvez a mais feliz metáfora para um modelo curricular do novo “mundo digital” (Negroponte, 1996). Silva refere (1998: 209) “... o professor é o principal protagonista sobre quem recai a última palavra na integração das mídias.” “Sem uma correta integração e valorização do componente pedagógico na “alfabetização digital” dos professores, corre-se o risco de reforçar o analfabetismo funcional digital.” (Pretto & Serpa (2001)). Na opinião de Área (1996: 11) a cultura organizativa dominante na escola tem se caracterizado pela “... fragmentação, isolamento, individualidade e ausências de experiências partilhadas.” A escola precisa de uma renovação pedagógica. Só criando condições de igualdade no acesso à informação a escola assumirá a verdadeira função social que hoje lhe cabe e é solicitada. Só assim a escola poderá ajudar os jovens no correto exercício da cidadania (Patrocínio, 2001). Todas essas questões interessam tanto a Tecnologia Educacional como ao Desenvolvimento curricular, ajudando formar cidadãos mais cultos, responsáveis e críticos, no desenvolvimento de uma sociedade democrática. Fontes: Título: Tecnologia educativa e currículo: caminhos que se cruzam ou se bifurcam? Autor: Coutinho, Clara Pereira • INDAGAÇÕES SOBRE CURRÍCULO - EDUCADORES E EDUCAN-DOSPublicado por Enya el enero 27, 2009 a las 3:14pm • Ver el blog de Enya Currículo e Tecnologia Educativa _ Vol. 1 Organizador(es) | »Paraskeva, João M. »Oliveira, Lia R. A INTEGRAÇÃO DA TECNOLOGIA EDUCATIVA NO ENSINO FUNDAMENTAL-Maria Hermínia Benincá Schenkel http://pt.wikipedia.org/wiki/Tecnologia_educacional http://edutec.net/tecnologia%20e%20educacao/edhist.htm
Postado por Lia Fernandes
domingo, 17 de março de 2013
Educação atual ?
Antigamente se ensinava e cobrava tabuada, caligrafia, redação, datilografia...
Havia aulas de Educação Física, Moral e Cívica, Práticas Agrícolas, Práticas Industriais e cantava-se o Hino Nacional, hasteando a Bandeira Nacional antes de iniciar as aulas...
Leiam o relato de uma Professora de Matemática:
Semana passada, comprei um produto que custou R$ 15,80. Dei à balconista R$ 20,00 e peguei na minha bolsa 80 centavos, para evitar receber ainda mais moedas. A balconista pegou o dinheiro e ficou olhando para a máquina registradora, aparentemente sem saber o que fazer.
Tentei explicar que ela tinha que me dar 5,00 reais de troco, mas ela não se convenceu e chamou o gerente para ajudá-la.
Ficou com lágrimas nos olhos enquanto o gerente tentava explicar e ela aparentemente continuava sem entender. Por que estou contando isso? Porque me dei conta da evolução do ensino de matemática desde 1950, que foi assim:
1. Ensino de matemática em 1950:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda.
Qual é o lucro?
2. Ensino de matemática em 1970:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é igual a 4/5 do preço de venda ou R$ 80,00. Qual é o lucro?
3. Ensino de matemática em 1980:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Qual é o lucro?
4. Ensino de matemática em 1990:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Escolha a resposta certa, que indica o lucro:
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
5. Ensino de matemática em 2000:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
O lucro é de R$ 20,00.
Está certo?
( )SIM ( ) NÃO
6. Ensino de matemática em 2009:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
7. Em 2010 foi assim:
Um lenhador vende um carro de lenha por R$ 100,00.
O custo de produção é R$ 80,00.
Se você souber ler, coloque um X no R$ 20,00.
(Se você é afro descendente, especial, indígena ou de qualquer outra minoria social não precisa responder).
( )R$ 20,00 ( )R$ 40,00 ( )R$ 60,00 ( )R$ 80,00 ( )R$ 100,00
E se um moleque resolver pichar a sala de aula e a professora fizer com que ele pinte a sala novamente, os pais ficam enfurecidos pois a professora provocou traumas na criança.
- Essa pergunta foi vencedora em um congresso sobre vida sustentável:
“Todo mundo está 'pensando'
em deixar um planeta melhor para nossos filhos...
Quando é que se 'pensará'
em deixar filhos melhores para o nosso planeta?"
Fonte de Pesquisa Blog do Palito
sábado, 16 de março de 2013
quarta-feira, 9 de maio de 2012
Vivendo bem acima da mediocridade
A inveja é um sentimento mesquinho,ela aparece quando a
pessoa deseja o que voce tem,ou o que voce é,não acredito
que seja tanto no plano material,mas tem mais a ver com o ser
não tem muito a ver com o ter,embora isso pese também.
Mas o ser é uma conquista,que não se compra com dinheiro
nem com suborno,muito menos com injustiça.
O ser tem a ver com a unção de Deus na nossa vida,com os dons
que Deus nos presenteia,desde o ventre da nossa mãe e são
irrevogáveis,porque assim está escrito na bíblia, que o dom
de Deus na nossa vida é irrevogável.
Quando Deus te confere inteligencia,sabedoria,estratégia
para missões especiais,e quando agente entende isso como um chamado
usa para fazer diferença na vida das pessoas para a glória de Deus
e não para satisfazer o nosso ego.
Tem sido assim na minha vida de cada dom,tenho procurado
fazer diferença na vida de pessoas que realmente valem a pena.
Aprendi psicanálise,e ainda não abri um consultário
mas nunca deixei todos aqueles que precisaram desse dom
que Deus me deu,se afundar na depressão,por exemplo.
Aprendi pedagogia,e travo uma luta incansável pela educação
pública e de qualidade nesse pais,já faz 25 anos, e nunca
rejeitei aquele aluno que ninguém quer sabe,eles tem
sido meu grande desafio,minha motivação,aqueles
que ninguém da nada por eles, esses com o decorrer do
tempo se transformam em grandes amigos,e eu os vejos
no trajeto da longa jornada como projetos bem sucedidos de
Deus, que saem de lugares e de situações que ninguém
aposta nada neles, mas alcançam o voo sublime da águia.
Tenho apostado na pedagogia do afeto com muito sucesso.
Eu me sinto privilegiada de fazer parte do processo.
No caos do meio ambiente,como bióloga,professora de biologia
e de ciências,tenho orgulho de travar uma incansável luta
pela preservação da natureza,e de promover a educação
ambiental na vida de cada aluno,alcançando a família.
Como professora de matemática e geometria tenho
lutado para desmistificar o mito e o medo da matemática
ensinando que a geometria é muito divertida e a
matemática também,porque me ensinaram o contrário
e eu quase acreditei,mas amo desafios, e prometi a mim
mesma que ia ser um instrumento para tornar o ato de
aprender e ensinar algo criativo,onde o aluno é o
protagonista,e eu sou apenas uma mediadora,um instrumento
nas mãos do Deus vivo,o Deus sábio,soberano e criativo
Sou louca mesmo,mas é louca por JESUS,que me deu
uma loucura santa criativa,inteligente,solidária,com propósito.
Dentro dessas loucuras o computador sempre me fascinou
Me desafiei e resolvi aprender,faz tempo essa história
e é claro não deixei meus alunos e parceiros fora de mais
esse projeto educacional,entre tantos outros que DEUS
tem me dado na trajetória da minha carreira profissional
na trajetória da minha vida pessoal.E tem sido um
projeto de computação extremamente bem sucedido
onde ja pude ver muitos alunos que nem sabiam ligar o pc
como programadores, Webdesign,ou no domínio total
de todos os recursos do pc,e dos recursos tecnológicos.
E muita gente me chamou de louca,para variar,quando
comecei.Diziam como eu ia ensinar informática,como
conteúdo transversal,para vários alunos no ensino
público,com sala de no mínimo 35 alunos.Mas Deus
me deu forças e eu consegui,comecei ensinando ligar
o computador,depois o windows básico,como fazer emails
busca no google,power point,movie maker,excel,etc.
O aluno me liga professora acabou a tinta da impressora
Eu respondo me manda o trabalho em anexo no email.
O aluno do outro lado sem a menor noção do que é um simples
anexo,muito menos seus pais,lá vai a Lia explicar .
Depois de ensinar o básico,alçamos voos mais longos
como o bem sucedido e premiado projeto dos blogs
Grande desafio,e tenho que agradecer a Google
por ter uma das ferramentas de confecção de blogs
mais completas e de mais simplificado manuseio,
e muito eficiente como ferramenta pedagógica,
pelo menos para o meu desempenho,tem sido de grande ajuda.
Sim a inveja mata,e ela é a arma dos incompetentes
que muitas vezes tentam denegrir a imagem de pessoas
que só estão tentando fazer,bem feito,o seu trabalho.
Mas maior do que a inveja,ou do que qualquer sentimento mesquinho,
maldoso,maior é Deus.É ELE que nos faz voar como águia
e viver cada dia bem acima da mediocridade e da hipocrisia.
A apresentação de slides é um pouquinho do projeto dos blogs
onde ele começa,depois se transformar em Portfólio, jornais,
revistas virtuais,espaço de criação e de idéias que literalmente
saem do papel, contribuindo para formar a cidadania em
um pais de minorias,onde o que falta é tomada de atitude.
Gosto da frase da canção gospel que diz,
Eu não preciso ser reconhecido por ninguém a minha glória
é fazer que conheçam a Deus.....sim é isso, e a riqueza da sua graça,
que se alcançou minha condição humana,alcança a de qualquer um.
Quem sou eu...eu não sou nada sem JESUS,foi o seu
olhar de misericórdia lá na cruz que alcançou minha
condição humana,e me faz levantar de manhã e acreditar
que a vida vale pena,me faz prosseguir e voar o voo
da águia bem acima da mediocridade e das circunstancias.
Porque o que vale na minha vida é o que Deus diz e
o que Ele pensa a meu respeito.Eu dependo de Deus.
terça-feira, 8 de maio de 2012
Eu bebi e bebo da fonte da água da vida,e passo de cabeca erguida
Educar para o futuro com sustentabilidade
texto de Lia Fernandes
Introdução
Como educadora , bióloga e ambientalista eu não vejo educação no futuro sem falar de sustentabilidade, o grande desafio para a formação de novos profissionais é educar para uma sociedade sustentável.
Educar é algo coletivo, colaborativo. Não se admite mais em educação e no ambiente escolar segmentar conhecimento. A escola tem que ser interativa interdisciplinar. O uso de recursos midiáticos favorecem essa interatividade.Para garantir uma melhor qualidade de ensino para as gerações futuras.Por isso mais do que interdisciplinar a educação para o futuro tem que ser repleta de recursos audiovisuais midiáticos, tem que fazer uso de ferramentas multimídias.
Educação do futuro em um mundo sustentável
O termo sustentabilidade originou-se na economia (desenvolvimento sustentável) e na ecologia. Segundo Moacir Gadotti, “O termo se inseriu definitivamente na educação, sintetizado no tema: uma educação sustentável para a sobrevivência do planeta, difundido pelo movimento pela Carta da Terra. Esse tema vai dominar muitos debates educativos nas próximas décadas.”
Para Lia Dinskin, na educação do futuro é preciso desenvolver quatro habilidades e competências; contextualizar a informação, desenvolver senso crítico, alfabetização emocional e tomar cuidado com o comprometimento, para que ele não se transforme em oportunismo.
A educação dentro de uma perspectiva tecnológica é fundamental para a construção e a formação da cidadania.
A educação do futuro deve conhecer e desenvolver tecnologias sustentáveis e inovadoras. É evidente que os objetivos variam de acordo com cada curso ou disciplina proposta.
Segundo Perrenoud(200:128), “Formar novas tecnologias é formar o julgamento, o senso critico, o pensamento hipotético e dedutivo, as faculdades de observação e de pesquisa, a imaginação, a capacidade de memorizar e classificar, a leitura e a análise de textos e de imagens, a representação de redes, de procedimentos e de estratégias de comunicação.”
Na educação sustentável o aluno memoriza, ele adquire conhecimentos contínuos permanentes de forma crítica auxiliando com ensino-aprendizagem multimídia no trabalho intelectual.
As novas tecnologias permitem dinamizar, facilitar e sustentar uma aprendizagem eficaz, significativa e efetiva. Como as tecnologias estão em constante inovação elas permitem a rápida contextualização e atualização da educação e do conhecimento. As tecnologias educacionais rompem os limites e as barreiras sociais, geográficas, econômicas, políticas, etc. Uma vez que elas aumentam o acesso à informação e ao conhecimento. A educação tecnológica, nesse processo, torna-se inclusiva e favorece vários níveis sociais, inclusive as minorias, ou seja, possibilita que camadas mais pobres tenham acessos às mesmas quantidades de informações e aos mesmos conteúdos que a elite, permitindo que os menos favorecidos participem em maior quantidade de decisões que afetam suas vidas, possibilitando a mobilidade social, permitindo a cada um ser protagonista da sua própria história.
Os projetos políticos - pedagógicos das escolas e dos Estados devem incorporar as tecnologias dentro desses projetos, levando em conta as necessidades sócio- econômico-culturais das comunidades focando o desenvolvimento humano com sustentabilidade. Assim as tecnologias seriam uma ferramenta poderosa na inclusão e fortalecimento dos projetos e propostas político- pedagógicas da comunidade escolar respondendo às necessidades específicas das sociedades nas quais haverá de funcionar .
Conclusão
Segundo Frederico Mayor (UNESCO), “A chave do desenvolvimento sustentável e autônomo é a educação, uma educação que alcance todos os membros da sociedade, em novas modalidades e por intermédio de novas tecnologias para proporcionar a todos verdadeiras oportunidades de aprender ao longo de toda vida (...) “.
Sendo assim, a tecnologia contribui para uma maior democratização na educação e para uma educação cada vez mais sustentável, fortalecendo o exercício de uma cidadania duradoura, significativa e libertadora.
Aos profissionais ligados à educação, em todas as áreas, cabe a consciência que o uso destas tecnologias exige; uma nova maneira de entender a educação e uma nova forma de ver e pensar o mundo. E essa preocupação não pode ser só da área educacional, mas de todos os setores políticos, econômicos, meios de comunicação, ou seja, toda sociedade organizada.
Finalizo com uma frase de Fernando Pessoa:
“Da minha aldeia vejo quanto da Terra se pode ver o Universo...
Por isso a minha aldeia é tão grande como outra qualquer
Porque eu sou do tamanho do que vejo e não do tamanho da minha altura...”
Fontes
http://www.eca.usp.br/prof/moran/textost.htm
http://www.eca.usp.br/prof/moran/novtec.htm
http://aprendiz.uol.com.br/content/memesusled.mmp
http://www.recea.org.br/acervo/Proposta_POLITICA_WORD2.pdf
http://www.ebah.com.br/educacao-para-um-futuro-sustentavel-uma-visao-transdisciplinar-para-uma-acao-compartilhada-l179087.html
http://www.bancodoplaneta.com.br/profiles/blog/show?id=1741754%3ABlogPost%3A216142
http://www.tvebrasil.com.br/salto/boletins2003/ebs/index.htm
http://e-educador.com/index.php/artigos-mainmenu-100/4475-education09
http://www.profala.com/arteducesp149.htm
sábado, 5 de maio de 2012
Novos rumos na educação
Nomadismo
Texto de Lia Fernandes
Segundo o Dicionário de História,”nomadismo é o modo de vida das populações que praticam a atividade coletora e,por isso,têm necessidade de se deslocarem permanentemente para procurarem e recolherem os alimentos,não se fixando por muito tempo num determinado local.Esta era a forma de vida segura do Paleolítico cujos recursos alimentares eram obtidos,através da caça,da pesca e da colheita de vegetais diretamente da natureza o que,juntamente com as modificações sazonais do clima o impediam de se fixar num mesmo local.”
Na era contemporânea estamos diante de um nomadismo ciberespacial mundial,sem fronteiras,onde a conexão interplanetária é o próximo “pit-stop”,no sonho de muitos.São os novos beduínos digitais.
Para Lévy,”somos todos particípes da silenciosa explosão do hipercortex infinitamente reticulado da World Wibe Web.”
È um nomadismo universal,com trânsito livre em busca dos abrigos de inteligência coletiva.
No nomadismo,o deslocar,o ir e vir têm velocidades rápidas,nas passagens e retornos dos sites,num simples clique do mouse,para estabelecer a vida nômade do cibernauta,fluindo livremente pelas tramas da rede mundial.
Graças ao acesso à internet,um novo grupo de pessoas,podem viver sem endereço fixo,nômades digitais.
Nessa interconexão eles podem estabelecer novos vínculos e fortalecer os antigos(independente das distâncias físicas e geográficas).Neste tipo de nomadismo a bagagem é bem mais leve,transitando pelas praias do “Second Life”.Para Lévy,”somos imigrantes da subjetividade.””O espaço do novo nomadismo não é o território geográfico,nem o das instituições ou o dos Estados,mas um espaço invisível de conhecimentos e saberes,potências de pensamentos em que brotam e se transformam qualidades do do ser,maneiras de constituir a sociedade.
Particularmente acho que essa idéia de nomadismo universal teve sua premissa com Engels,que propôs a dialética como a ciência das leis gerais do movimento.E também com Marx.
Obviamente Marrx e Engel elaboraram o materialimo dialético a partir da dialética de Hegel(para ele o mundo na natureza,da história e do espírito estão em constante mudança,transformação e desenvolvimento).
Neste mundo globalizado,nada é muito novo debaixo desse sol,e estamos cada vez mais perto da última fronteira.
sexta-feira, 4 de maio de 2012
sábado, 28 de abril de 2012
domingo, 22 de abril de 2012
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